Blog Saúde

Ciclo Circadiano: entenda como a mudança de horários pode afetar seu corpo e sua saúde

19/04/2023

labribeiro

Você já deve ter ouvido alguém que viajou para fora do país dizer a seguinte frase: “Nossa, não consegui descansar por conta do fuso horário diferente…”, mas você já se perguntou o motivo dessa afirmação? Ou melhor, já se perguntou o motivo de isso acontecer e de como a mudança de horários aos quais estamos habituados pode impactar em nosso organismo e em nossas funções biológicas? É o que nós do Laboratório Ribeiro explicaremos de forma simples nos próximos parágrafos.

Se imagine em uma vida sem relógios, sem hora de acordar, trabalhar, estudar ou dormir… Você acha que seria possível seguir a mesma rotina, sem muita variação de horários? A resposta é sim. E isso acontece porque seguimos o chamado “Ciclo Circadiano” que nada mais é do que o “relógio natural” que dita e gerencia nossas funções biológicas ao longo de 24 horas. Este relógio natural é quem dita, por exemplo, nossa temperatura corporal, pressão arterial, níveis de hormônio, produção de urina, frequência cardíaca, e por aí vai. Você já deve ter se perguntado o motivo de durante o sono não termos vontade de ir ao banheiro, ou até mesmo, porque durante a noite ficamos sonolentos e nossas funções biológicas entram meio que em stand-by; uma espécie de modo “economia de bateria”… A explicação está no Ciclo Circadiano.

A principal influência natural para o Ciclo Circadiano é a luz. Está diretamente ligado ao dia e à noite e está presente em plantas e animais, das mais diferentes espécies. Em nós, seres humanos, o ciclo circadiano coordena nossos sistemas mentais e físicos; muito por conta disso, você já deve ter se sentido “estranho” depois de seu horário habitual de almoço ou de dormir ter sido alterado.

De forma simples e resumida: com a claridade do amanhecer, nosso corpo libera cortisol, hormônio responsável por nos deixar despertos. Já ao anoitecer, com o escurecer, inicia-se a produção da melatonina, hormônio que proporciona o relaxamento e sono. Ele também atua em outras atividades, como, por exemplo, na liberação de enzimas essenciais no processo digestivo nos horários habituais das refeições, e por regular o metabolismo de acordo com o gasto energético necessário para cada hora do nosso dia.

É importante perceber a relevância de respeitar os horários do nosso corpo. Prestar atenção ao ciclo circadiano é fundamental para a nossa qualidade de vida. Manter a nossa rotina em sincronia com as necessidades e funções do nosso corpo pode aumentar a nossa produtividade e melhorar a nossa saúde. Por outro lado, ignorar esses horários pode causar prejuízos importantes, como diabetes, obesidade e até mesmo contribuir para processos depressivos.

Invista na sua saúde e tenha o Laboratório Ribeiro como parceiro nessa jornada de cuidados.