Blog Saúde

CORTISOL – ENTENDA COMO O HORMÔNIO DO ESTRESSE PODE IMPACTAR O SEU DIA A DIA

14/07/2023

labribeiro

Você já deve ter ouvido falar sobre o “hormônio do estresse”, mas você sabe quais são as funções do cortisol e como ele funciona em nosso organismo?

Nós do Laboratório Ribeiro preparamos este material para que você entenda como o hormônio cortisol funciona no organismo e quais são seus benefícios e malefícios à nossa saúde. Mas vale dizer que o cortisol é mais benéfico do que qualquer outra coisa! 
Produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam logo acima dos rins, o cortisol é responsável por inúmeras respostas do nosso organismo ao estresse, porém ao mesmo tempo é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e do sistema imunológico do nosso corpo.  

Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia e começam a subir pela madrugada, entre as 3h e 4h, e chega aos seus níveis mais altos por volta das 9h da manhã, seguindo a partir daí para uma tendência em diminuir ao longo do dia, chegando ao nível mais baixo por volta das 23h.

É importante mantermos nossa saúde física e mental em estabilidade para que consigamos manter, também, os níveis de cortisol controlados. Com o cortisol funcionando de maneira normal ele atua como aliado na regulação do nosso humor, pressão arterial e até controla a quantidade de açúcar no nosso sangue. Bem como, quando em descontrole pode dar origem a quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial, perda ou ganho de peso em desarmonia com a normalidade, depressão etc. 

Como manter e avaliar os níveis do Cortisol?

O controle do cortisol no sangue pode ser feito com práticas simples do dia a dia, como manter uma rotina de atividades físicas pode auxiliar no controle através da produção de hormônios complementares que em unidade trazem benefícios como a serotonina. Além disso uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais ajudam a controlar os níveis de cortisol no sangue e a reforçarem a sensação de bem-estar.

Para saber como estão os níveis de cortisol no seu organismo é necessário realizar uma coleta de uma amostra de sangue, urina ou saliva. Para o caso de suspeita de crise adrenal (cortisol baixo) a coleta geralmente é feita de manhã por volta das 8h. Já para o caso de síndrome de Cushing (cortisol alto) a coleta deve ser feita após a ingestão de 1 mg de dexametasona na noite anterior, ou através da dosagem na saliva ou urina.

Conte com o Laboratório Dr. Ribeiro para a realização deste e de tantos outros exames fundamentais para que você tenha uma vida saudável e tranquila. 

Ref.:

VITAT

GNTECH

TUA SAÚDE