29/09/2021
labribeiro
O Laboratório Dr. Ribeiro oferece uma variedade de testes laboratoriais indicados para o diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19). Por conta disso, é normal surgirem algumas dúvidas a respeito de qual teste seria mais adequado em algumas situações e quais as diferenças de cada um.
Confira abaixo os nomes dos exames e saiba como cada um pode ajudar na detecção da Covid-19 caso você ou um familiar precise realizar o exame:
Teste Rápido Antígeno:
O teste imunocromatográfico para detecção de antígenos de SARS-CoV-2 é um teste qualitativo realizado em amostras de nasofaringe. Este teste pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico inicial da infecção por SARS-CoV-2 em pacientes com sintomas clínicos da infecção por SARS-CoV-2. O teste proporciona um resultado de triagem inicial. Testes mais específicos devem ser realizados para confirmar a infecção por SARS-CoV-2.
O teste rápido COVID-19 Antígeno detecta a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.
Teste Metodologia RT-PCR:
Considerado o padrão ouro para diagnosticar a Covid-19, o RT-PCR constata a presença do material genético do Sars-Cov-2 na amostra do paciente.
O teste de antígeno estuda a presença do antígeno (uma parte do vírus) e possui menor tempo de resultado, informado até 2 horas após a aplicação do teste, e menor custo. Também possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR.
Já o teste RT-PCR É considerado o padrão ouro para diagnosticar a infecção pelo Sars-COV-2, pois pesquisa o material genético (RNA) do vírus na amostra coletada em swab de nasofaringe. É muito utilizado pelas pessoas antes de uma viagem ou em casos onde a pessoa realizou um outro teste e ainda tenha dúvidas sobre o resultado.
Teste Rápido IGG e IGM:
Esse tipo de teste não detecta o vírus, mas sim a presença de anticorpos IGG e IGM, isto é, a resposta do nosso organismo frente à infecção.
Teste Neutralização
O Teste de anticorpos neutralizantes SARS-COV2/COVID19, Anticorpos Totais é indicado para detecção específica de anticorpos de inibição viral gerados pelo organismo após infecção ou vacinação, ou seja, os anticorpos que potencialmente impediriam a ligação do vírus às células e consequentemente sua replicação dentro do corpo.
Todavia a presença de anticorpos neutralizantes não deve ser interpretada como prova de imunidade protetora contra a COVID-19, mais que seu organismo desenvolveu anticorpos mais eficazes e efetivos para uma resposta contra um futuro contato com o COVID-19.
É indicado para pacientes sintomáticos na fase tardia da doença (após 20 dias do início dos sintomas) e para avaliação após a vacinação.
Exame DÍMERO D
Em casos de infecção por COVID-19, se faz necessário o monitoramento do D-Dímero. Quanto maior a sua presença no sangue, isso quer dizer que mais processos coagulativos estão acontecendo no organismo. “A taxa dessa substância pode se alterar de um dia para o outro, portanto, o ideal seria se o monitoramento fosse realizado diariamente por meio de testes cujo resultado se dê em poucas horas”. “Dessa forma é possível decidir, de forma mais assertiva, pelo início do tratamento anticoagulante, como também pelo aumento ou diminuição da dosagem, além de ser um medidor da eficácia do tratamento”, acrescenta.
Este exame é recomendado nos casos graves de Covid-19, aqueles caracterizados por febre alta, pneumonia ou dificuldade de respirar. Isso porque, na avaliação da doença, tem-se observado o desenvolvimento de anormalidades no sistema de coagulação sanguínea, especialmente nos casos de internação e naqueles que evoluem para uma pneumonia grave.
O Dímero D, por ser um marcador de hipercoagulabilidade pode se alterar logo no início da doença, por isso tem se mostrado um importante exame para o acompanhamento da COVID-19. Através da análise da elevação da quantidade do DÍMERO D (DD) nos pacientes é possível diagnosticar com rapidez e precisão possíveis complicações vasculares, como: coagulação intravascular disseminada (CID), trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP).
O resultado deste exame é entregue no mesmo dia. Um diagnóstico confiável para cuidar da sua saúde com mais rapidez!
Não é necessário pedido médico para realização dos exames. Você pode parcelar o exame escolhido em até 6x nos cartões de crédito. Basta ir até a unidade #LabRibeiro mais próxima.
Qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe via WhatsApp: (27) 99879-0954.
Estamos seguindo todas as medidas de proteção recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Cuide-se!
FONTES:
EQUIPE TÉCNICA LABORATÓRIO DR. RIBEIRO