24/11/2021
labribeiro
Hoje em dia, em razão da vida corrida que levamos, acabamos por cultivar o hábito de fazer as nossas refeições fora de casa, o que nos leva ao consumo de alimentos preparados rapidamente.
Como grande parte desses alimentos possuem um alto teor de gorduras, eles podem contribuir para o surgimento de diversos problemas de saúde, incluindo o aumento do colesterol, considerado um dos grandes vilões na luta para manter hábitos saudáveis na alimentação.
No blog de hoje você vai conferir as principais informações sobre colesterol, sua importância, os tipos, sintomas, dicas de prevenção, quais são os tratamentos, e onde realizar os exames necessários para acompanhamento das taxas.
O QUE É COLESTEROL?
O colesterol é um tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares, fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e está presente no fígado, nervos, coração, intestinos, pele, cérebro e músculos.
O nosso organismo produz no fígado, cerca de 70% de todo colesterol. O que comemos é responsável pelos outros 30%. Quando consumimos alimentos com alto teor de gordura, o fígado produz mais colesterol do que o necessário e isso ocasiona a alteração do nível normal para um que não é saudável.
TIPOS DE COLESTEROL
Existem 03 tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total.
COLESTEROL LDL:
O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”. Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e quando seus níveis estão elevados também aumentam o risco de desenvolver doenças coronárias, como por exemplo: insuficiência arterial, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL no sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.
COLESTEROL HDL
O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do ldl (colesterol “ruim”). Essa fração do colesterol total possui como principal função extrair o colesterol LDL das artérias e lavá-lo até o fígado onde ele será quebrado e excretado posteriormente.
Por isso, quanto maior for o nível de HDL, menor será o risco de contrair doenças cardiovasculares. O nível adequado de colesterol HDL deve ser superior a 40 mg/dL no sangue.
COLESTEROL VLDL
O colesterol VLDL é uma lipoproteína de muita baixa densidade, produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea. Essa fração do colesterol total está diretamente ligado à quantidade de triglicérides e os seus níveis são diretamente influenciados pela dieta que fazemos.
O QUE É EXAME DE COLESTEROL TOTAL?
O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL. Também é chamado de Perfil Lipídico e mostra os níveis de colesterol e as frações e o triglicérides na corrente sanguínea.
Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer o controle regularmente. Os valores de referência desejável para homens e mulheres, com ou sem jejum deve ser inferior a 190 mg/dl.
Valores superiores a este são considerados altos e é importante que procure um médico para iniciar o tratamento adequado.
COMO PREVENIR O COLESTEROL ALTO
A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto, derrame cerebral e outras doenças.
Os principais passos para controlar os níveis de colesterol total são:
EXAME DE COLESTEROL TOTAL NO LAB RIBEIRO
Em conformidade com a recomendação de diversas sociedades médicas brasileiras, o Laboratório Dr. Ribeiro adota a coleta do perfil lipídico (que inclui testes para dosagem do colesterol e suas frações além de triglicérides).
Apesar do jejum não ser obrigatório, recomendamos o jejum de 12 horas, ou conforme orientação médica, assim como a abstinência de álcool por 72h antes da coleta.
Consenso estabelece novas diretrizes para realização de testes para colesterol e triglicérides. Essa mudança leva em consideração o seu conforto para coleta e, com os avanços tecnológicos, não traz impacto nos resultados ou prejuízo na avaliação do médico. Isso quer dizer que você poderá realizar a sua coleta do perfil lipídico a qualquer momento do dia sem preparo prévio e evitando incômodos causados pelo jejum.
No entanto, pacientes em condições específicas de alterações em um dos componentes do perfil lipídico continuarão necessitando do jejum de 12 horas.
Converse com seu médico. Em caso de dúvida, ele pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento: (27) 3121-9300.